Doutrina Bíblica. Estudos. Apologética. Teologia. Opiniões. Desafios. Polêmicos. Debates. Conferências. Entrevistas...







"Crescendo no Conhecimento da Palavra"


SEJA BEM VINDO!













Contato: walberabraao@yahoo.com.br



















terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

FIM DOS TEMPOS

Segue abaixo apenas uma introdução ao assuinto:
(Estudo Ministrado por Walber Abraão)

A doutrina dos acontecimentos dos últimos dias, chamada Escatologia (Gr. Eschatos: últimos e Logos: Estudo) trata sobre a segunda vinda de Cristo, o fim da humanidade, morte física, espiritual e eterna, o que ocorre imediatamente após a morte física, reino milenar de Cristo, juízo final, destino eterno, etc, etc.
Quanto ao retorno de Cristo, chamado de “Parousia”, existem três principais correntes de pensamento: Premilenista, Posmilenista e Amilenista. Vejamos cada uma dessas teorias:
Premilenismo: Interpretam Apocalipse 20.1-10 quase que literalmente. Segundo essa concepção, alguns acontecimentos precederão a vinda de Cristo, como a evangelização de todas as nações, a grande apostasia, a grande tribulação e a manifestação do Anticristo.
A segunda vinda de Cristo se dará em duas etapas. Num primeiro momento, antes do milênio, Cristo virá de modo visível para os salvos somente, invisível para a humanidade ímpia; nessa vinda, ele ressuscitará os crentes que morreram e transformará os que estiverem vivos e os arrebatará para o céu.
Obs.: Tribulação refere-se a um período de intenso sofrimento sobre a terra.
Quanto ao momento do arrebatamento em relação à tribulação, há três posições diferentes. Alguns entendem que o arrebatamento será antes da tribulação (pretribulacionistas), outros, que será no meio dela (mesotribulacionistas), e ainda outros defendem que o arrebatamento se dará depois da tribulação (postribulacionistas). Eles crêem que o tempo da tribulação sobre a terra será de sete anos. Então, a Igreja arrebatada ficará fora da terra sete anos, ou três anos e meio.
No final da tribulação, haverá a segunda etapa da volta de Cristo, agora juntamente com todos os crentes, já com corpos glorificados, visivelmente para toda humanidade. Então, o anticristo, o falso profeta e se aliados serão mortos. E satanás será amarrado por um período de mil anos, para que não mais enganar as nações.
Cristo ¬estabelecerá na terra o seu reino, juntamente com todos os santos glorificados, com sede em Jerusalém e reinarão
por mil anos. Durante esse reinado, os ímpios mortos
continuam mortos, sem ressurreição, até o final do milênio. Nesse tempo se cumprirão as profecias do Antigo Testamento acerca do reino esplendoroso do Messias.
Alguns ensinam que no milênio o templo reconstruído em Jerusalém e o sistema de sacrificial voltará para os judeus, conforme Ezequiel 40-47. Durante o milênio Israel será salvo (outros acham que os judeus se converteram antes do milênio). Eles defendem também que na segunda etapa da volta Senhor, antes do milênio, haverá o julgamento das nações (Mt 25.31) tendo em vista a participação delas no milênio. Também nesse tempo haverá a ressurreição dos santos que morreram durante a grande tribulação (isto se a primeira ressurreição ocorreu antes do fim da tribulação).
Passados os mil anos, Satanás será solto, e reunirá os ímpios da face da terra para fazer guerra contra santos. É a batalha de "Gogue e Magogue. Mas vai descer fogo do céu e satanás e seus aliados serão derrotados para sempre.
Depois do milênio, com os inimigos já completamente vencidos, vem a ressurreição dos demais mortos, os não salvos. É a "segunda ressurreição". Eles serão julgados e condenados ao inferno, onde já se encontram a besta e o falso profeta. Aparecerá então a nova criação: novos céus e nova terra, para habitação e destino eterno dos remidos.

POSMILENISTAS
Para os posmilenistas, o milênio significa um reino espiritual de Cristo e dos crentes sobre a terra. Um reino sem a presença física de Cristo e dos crentes que morreram. O reino milenar virá pelo avanço do evangelho no mundo e a conversão quase total das pessoas. Chegaremos a um tempo quando quase todas as pessoas serão convertidas, e todo o mundo viverá em paz e prosperidade. Nesse tempo, os ensinos de Cristo serão aplicados em quase todos os aspectos e seguimentos da vida na sociedade. Será um longo período de tempo, embora não necessariamente mil anos. Alguns posmilenistas incluem a conversão em massa dos judeus como fator determinante para o avanço do evangelho e a chegada do milênio.
Acredita-se que será um período dos últimos dias da igreja militante, quando, sob a influência especial do Espírito Santo, o espírito dos mártires reaparecerá, a verdadeira religião será grandemente revigorada e revivida, e os membros das igrejas de Cristo tomarão tal consciência do seu poder em Cristo que, numa extensão jamais conhecida antes, triunfarão sobre os poderes do mal dentro e fora da terra. Depois desse tempo dourado, Cristo voltará para ressuscitar todos os mortos (crentes e não crentes), julgar a todos e dar o destino eterno do homem: céu ou inferno.
O posmilenismto é uma teoria essencialmente otimista.

Amilenismo
De modo geral, os amilenistas interpretam o milênio como sendo um governo espiritual de Cristo e seu povo entre a primeira e a segunda vinda de Cristo. Acreditam em um arrebatamento que incluem os justos e os impios e que imediatamente ao julgamento segue-se o juízo final para ambos; salvação eterna ou condenação eterna. Não haverá um reino político de Cristo sobre a terra. O reino de Cristo é espiritual. Cristo inaugurou exatamente seu reino terreno e espiritual quando iniciou seu ministério entre os homens. Consideram que a "prisão" de Satanás já ocorreu com a primeira vinda de Cristo (Mt 12.29; Lc 10.17,18; Jo 12.20-32). Ainda que ocorra a atuação dos seus principados. Esta prisão significa "que Jesus restringiu o poder de Satanás, de modo que não pudesse impedir a difusão do Evangelho por entre as nações do mundo". Satanás já foi amarrado para não mais enganar as nações, e por isto o evangelho está sendo pregado a todas as nações, as pessoas estão sendo convertidas e libertas por Cristo, formando um novo povo, a igreja. As portas do inferno não prevalecem contra a igreja.
Portanto, o reinado milenar de Cristo com os santos é presente e desenvolve-se no céu. Cristo já reina com os salvos, embora não de modo final (Ef 1.20-22; 1Co 15.27,28; Ap 3.21). Argumentam que no Apocalipse os tronos estão colocados no céu, as almas que reinam estão no céu, e Jesus também está no céu. Daí que o reinado de mil anos não acontece na terra, mas no céu.
Para alguns, a "primeira ressurreição" é espiritual, que ocorre na regeneração (CI 3.1; Ef 2.6). Sobre estes não tem poder a "segunda morte", que é a condenação eterna. Os justos já estão reinando com Cristo. Os "mil anos é linguagem figurada para referir-se a um longo período indefinido de tempo entre o primeiro e o segundo advento. No fim dos tempos, Satanás será solto organizar a luta contra Cristo e seu povo. Mas o livramento virá do céu. Isto marcará o fim da história.
Na ordem amilenista dos acontecimentos a parousia de Cristo virá no final dos tempos e porá fim a este mundo(2 Pe 3.10; Lc 21.25-27). Haverá ressurreição única, para crentes e descrentes (Dn 2; Jo 5.28,29). Segue-se o juízo final, também para todos (Ap 20.11-15). Depois disto, o destino eterno: céu ou inferno.

Independentemente das divergências todos os teóricos concordam com a eminente volta de Cristo e isso nos enche de fé, consolo, esperança e alegria, além de nos advertir em relação a nossa vigilância e santidade.

Hosana ao Nosso Rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário